domingo, 11 de julho de 2010

Reeducação Alimentar: a dieta que vale a pena.



Quem não conhece alguém que já tenha feito ou até mesmo já fez uma dessas dietas que prometem perdas de peso espetaculares em pouco tempo?
Segundo Salgado, J. M. (2008), estudos mostram que metade das pessoas que fazem regime passam parte da vida adulta tentando emagrecer. São tantas as tentativas que se cria um ciclo, que começa com uma dieta restritiva, caminha para o excesso de comida e leva ao sentimento de culpa, até que aparece uma nova dieta e tudo recomeça.
Essas dietas milagrosas estão por toda a parte, em jornais, revistas, internet, televisão, sendo a grande maioria extremamente restritivas, levando a perda de peso rápida, e enganosas, pois a partir do momento que se retoma a alimentação habitual, os quilos perdidos são ganhos novamente. É o famoso “efeito sanfona” que só traz prejuízos a saúde e ainda compromete o estado emocional do indivíduo, que se sente derrotado e infeliz com esse emagrecer e engordar.
Devido a esses efeitos negativos causados por dietas e regimes sem orientação adequada, aconselho a todos aqueles que desejam eliminar o excesso de peso ou ainda aqueles que desejam melhorar a qualidade da alimentação, que façam uma reeducação alimentar, ou seja, que busquem aprender novos hábitos alimentares. Mas essa não é uma tarefa tão fácil assim, mudar hábitos e costumes praticados e repassados por gerações, sem contar a mídia que nos oferece um cardápio recheado de tentações saborosas e suculentas. Estamos na era dos fast-foods, dos alimentos industrializados, das frutas em caixinhas, e resistir a tudo isso é quase impossível.
Quando se fala em reeducação alimentar, se fala em refeições balanceadas e nutritivas, com baixas calorias e baixo teor de gorduras e conservantes, e que proporcionem o bom funcionamento do organismo. Incluir na alimentação diária frutas, legumes e verduras, carnes magras, aumentar o consumo de peixes, diminuir a quantidade de açúcar, gordura e sal, são algumas práticas simples e que trazem inúmeros benefícios a saúde, além de contribuir para uma redução de peso gradativa e saudável, sem correr o risco de voltar a adquirir os quilos eliminados, pois o organismo estará acostumado a uma alimentação equilibrada. E não é preciso se privar das delícias gastronômicas, basta saber incluí-las no seu cardápio de forma moderada e inteligente, afinal toda mudança exige empenho e determinação, mas não precisa de sofrimento!
Este é o principal objetivo de se fazer uma reeducação alimentar, proporcionar saúde e bem estar sem sacrifícios.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!